Empresário Odílio Balbinotti elogia alinhamento entre Pivetta e Cláudio Ferreira em Rondonópolis: 'Boa política'

Por Luizão

Empresário Odílio Balbinotti elogia alinhamento entre Pivetta e Cláudio Ferreira em Rondonópolis: 'Boa política'
Empresário Odílio Balbinotti elogia alinhamento entre Pivetta e Cláudio Ferreira em Rondonópolis: 'Boa política'

Pré-candidato a suplente de senador pelo PL destacou a articulação entre o governador e o prefeito para viabilizar o aporte financeiro mensal de R$ 22,3 milhões destinado à Santa Casa.

O empresário e produtor rural Odílio Balbinotti (PL) , pré-candidato a suplente de senador na chapa encabeçada por José Medeiros (PL), teceu fortes elogios à articulação institucional entre o governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos) , e o prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira (PL) . As declarações foram feitas nesta segunda-feira (25) durante a solenidade de assinatura do termo de compromisso que amplia substancialmente os repasses financeiros para a Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis, hospital que atua como referência de saúde para toda a Região Sul do estado. Mesmo integrando as fileiras do Partido Liberal (PL) — mesma sigla do senador e pré-candidato ao Governo do Estado, Wellington Fagundes —, Balbinotti fez questão de enaltecer o entrosamento técnico e político entre as lideranças municipal e estadual, classificando o modelo de cooperação como um exemplo prático do que define como a "boa política" voltada ao atendimento social. Articulação acima de divergências partidárias De acordo com o pré-candidato, a sinergia administrativa estabelecida entre o Palácio Paiaguás e a prefeitura rondonopolitana foi o fator preponderante para destravar os entraves burocráticos e garantir o fluxo de recursos para a unidade hospitalar: Elogio aos Gestores: Balbinotti sublinhou que a atuação dos quadros técnicos teria sido inócua se não houvesse o aval político prévio dos mandatários, declarando: "Se não tivesse o Cláudio e o Pivetta alinhados, que é a boa política, os técnicos não iam fazer acontecer. Parabéns aos dois". Foco Social na Saúde: O empresário confidenciou bastidores de suas conversas com o governador do Estado, destacando que os diálogos deixaram de lado as discussões sobre a corrida eleitoral para focar em soluções logísticas urgentes na saúde: "O Pivetta falou: vamos atender a população. E este é o meu pensamento". População como Destinatária: O político enfatizou que o cidadão da Região Sul é o principal beneficiado pela trégua nas disputas partidárias em prol do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) local. Aporte de R$ 22,3 milhões e expansão de atendimentos O documento de cooperação financeira firmado na cidade estabelece um orçamento robusto e compartilhado para a manutenção da Santa Casa, fixando um repasse global de **R$ 22,3 milhões por mês**. A engenharia orçamentária do fundo de custeio está dividida da seguinte forma: **Governo do Estado:** A gestão estadual liderada por Pivetta injetará a maior fatia do recurso, totalizando **R$ 16,4 milhões mensais**. **Governo Federal:** A União participará do convênio com o repasse mensal fixado em **R$ 5,5 milhões**. **Prefeitura Municipal:** O município de Rondonópolis, sob o comando de Cláudio Ferreira, complementará a folha com a contrapartida de **R$ 305,7 mil por mês**. Com a implantação definitiva deste novo fluxo de financiamento público, a direção técnica do complexo hospitalar estima um incremento superior a 75% na capacidade operacional e de leitos para atendimentos de alta complexidade. A meta contratual pactuada prevê a execução de aproximadamente 300 mil procedimentos hospitalares anuais, absorvendo a demanda reprimida de pacientes de Rondonópolis e de outros municípios que compõem o polo regional sul mato-grossense.