Federação de Mauro Mendes e Pivetta define chapa à Câmara com Virginia Mendes e Fábio Garcia

Por Luizão

Federação de Mauro Mendes e Pivetta define chapa à Câmara com Virginia Mendes e Fábio Garcia
Federação de Mauro Mendes e Pivetta define chapa à Câmara com Virginia Mendes e Fábio Garcia

A aliança entre União Brasil e PP aposta na ex-primeira-dama do Estado, em deputados e ex-federais como puxadores de votos para conquistar duas das oito cadeiras de Mato Grosso no Congresso Nacional.

A Federação União Progressista , composta pela união partidária entre o União Brasil e o Progressistas (PP), definiu formalmente a composição de sua chapa proporcional para a disputa das cadeiras de deputado federal nas eleições de 2026. A montagem do grupo político foi estruturada em total sintonia com o núcleo de alta confiança do ex-governador Mauro Mendes (União) e do atual governador Otaviano Pivetta (Republicanos) . A lista ratifica as projeções de bastidores e cumpre rigorosamente as exigências da legislação eleitoral, que limita o teto de lançamento a no máximo nove candidatos por chapa ou federação, impondo a cota de gênero obrigatória com o mínimo de três mulheres integradas ao pleito. A expectativa interna dos dirigentes das siglas é de que o bloco consiga densidade eleitoral suficiente para assegurar duas das oito vagas que Mato Grosso possui direito na Câmara dos Deputados, em Brasília. Cúpula de puxadores de votos se concentra na capital O topo da chapa proporcional é capitaneado por figuras de forte expressão política e histórico de atuação na capital mato-grossense e no Palácio Paiaguás. Os articuladores do grupo identificam a existência de três grandes "puxadores de votos" com potencial de impulsionar o quociente eleitoral da federação governista: Virginia Mendes: A ex-primeira-dama do Estado lidera a nominata da federação sediada em Cuiabá. Fábio Garcia: Deputado federal e ex-chefe da Casa Civil do Estado, desponta como outra grande aposta de reeleição e votação expressiva na capital. Nilson Leitão: O ex-deputado federal, com base eleitoral consolidada no município de Sinop, ingressou na chapa pelo lado do PP e divide o favoritismo de votos no interior. Gisela Simona e Victório Galli: A bancada de Cuiabá é encorpada ainda com a presença da suplente de deputada federal Gisela Simona (União) e pelo ex-deputado federal e pastor Victório Galli (PP). Lideranças e novas incursões políticas no interior de MT Para consolidar a captação de votos nas principais regiões econômicas de Mato Grosso, a Federação União Progressista distribuiu as vagas remanescentes entre lideranças que detêm mandatos locais ou expressiva representação classista e social no interior do estado. No polo da Região Oeste, a aposta recai sobre o nome da vereadora e ex-secretária de Assistência Social do município de Cáceres, Andrelina Magaly da Silva (PP). Já no Médio-Norte, a vaga foi preenchida pelo atual vice-prefeito de Tangará da Serra, Eduardo Sanches (União). No Sul do estado, o bloco governista escalou o ex-secretário municipal de Rondonópolis e candidato ao cargo de prefeito no pleito de 2024, Paulo José (União). Fechando o arco de candidatos do interior, a federação lançou no Extremo-Norte, em Alta Floresta, o empresário Ednei Blasius, representante do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM).