Flávia Moretti celebra 'tranquilidade e fôlego' na gestão de Várzea Grande após renúncia de Tião da Zaeli
Por Luizão —

Prefeita afirma que a saída do vice-prefeito para assumir a Fecomércio-MT aliviou tensões administrativas. Histórico da gestão foi marcado por disputas internas e embates no Legislativo local.
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL) , manifestou alívio institucional e declarou que passou a conduzir as ações do Poder Executivo com "muito mais tranquilidade e muito mais fôlego". A mudança de postura ocorre logo após a renúncia oficial do vice-prefeito, Tião da Zaeli (PL) , que se desligou da máquina pública para assumir o comando da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT). Com a vacância do cargo, a chefe do Executivo assumiu de forma direta o controle e a coordenação das secretarias e pastas que antes estavam sob a influência e gerência de Zaeli. "Desde que o Tião renunciou e eu assumi as pastas que estavam sob o controle dele, eu já estou trabalhando com muito mais tranquilidade", enfatizou a gestora. Histórico de atritos públicos e crise no saneamento básico A composição da chapa vitoriosa no município enfrentava um cenário de forte desgaste político e desarmonia interna desde o início do mandato. Apesar de terem caminhado como aliados estratégicos durante a campanha eleitoral, a convivência administrativa foi tensionada por divergências em torno da divisão de espaços de poder e tomadas de decisão: Acusações de Interferência: Flávia Moretti chegou a vir a público para criticar o comportamento do vice, argumentando que Tião tentava extrapolar os limites constitucionais de suas funções para interferir no comando geral da prefeitura. Queixas de Isolamento: Em contrapartida, Tião da Zaeli utilizava espaços na imprensa para externar sua insatisfação com a falta de espaço e a ausência de consultas prévias por parte da prefeita nas deliberações governamentais. Gargalo do DAE: O ápice da crise política entre os dois gestores se materializou de forma explícita diante das cobranças públicas relacionadas aos problemas crônicos de desabastecimento de água na cidade, afetando a gestão do Departamento de Água e Esgoto (DAE). Articulação nos bastidores e anulação da Mesa Diretora A saída da prefeitura não significou o afastamento de Tião da Zaeli dos bastidores políticos locais. Recentemente, o ex-vice-prefeito esteve reunido com o presidente da Câmara Municipal, Wanderley Cerqueira (MDB) . O encontro ocorreu às vésperas da eleição para a Mesa Diretora do Legislativo, pleito este que acabou formalmente anulado na última sexta-feira (24) por determinação do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). Wanderley Cerqueira figura como um dos principais e mais ferrenhos opositores à gestão de Flávia Moretti em Várzea Grande, tendo inclusive encampado e defendido pedidos de cassação contra o mandato da prefeita. Durante o processo de escolha da liderança da Câmara, Moretti trabalhou ativamente no plano político para apoiar um candidato de oposição a Cerqueira, sob a justificativa de que a permanência do vereador na presidência cria barreiras sistemáticas que travam e dificultam o andamento dos projetos de interesse da administração municipal.