Otaviano Pivetta projeta apoio em massa de prefeitos do PL ao seu projeto de reeleição
Por Luizão —

Após receber o aval público de Cláudio Ferreira em Rondonópolis, o governador de MT minimizou críticas de lideranças nacionais e previu novas adesões de gestores liberais.
O governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos) , subiu o tom das articulações políticas e declarou que seu projeto de reeleição contará com uma adesão expressiva de gestores filiados ao Partido Liberal (PL). A afirmação contesta a estratégia da cúpula liberal, que trabalha para consolidar a pré-candidatura do senador Wellington Fagundes ao Palácio Paiaguás. A fala ocorreu na noite desta terça-feira (23), em Cuiabá, durante o ato de lançamento das pré-candidaturas do ex-governador Mauro Mendes ao Senado e da ex-primeira-dama Virginia Mendes à Câmara Federal, ambos do União Brasil. “O Cláudio é um dos prefeitos que declararam apoio. Serão muitos do PL. Serão muitos. Vocês estarão aí para ver. Serão muitos” , cravou Pivetta, referindo-se ao apoio público que recebeu nesta semana de Cláudio Ferreira , prefeito de Rondonópolis. Rachas Internos e Simpatia no Partido Liberal A infiltração do projeto governista nas bases do PL tem se tornado evidente nos bastidores do estado. Além de Cláudio Ferreira, outras lideranças de peso da sigla dão sinais de alinhamento com o atual chefe do Executivo: Cuiabá: O prefeito Abilio Brunini (PL) já adotou um discurso de neutralidade, declarando publicamente que, para sua gestão, é indiferente a eleição de Pivetta ou de Wellington; Várzea Grande: A prefeita Flávia Moretti (PL) também externou posições de simpatia política em direção ao atual governador; Bancada Nacional: Questionado sobre as declarações do deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que afirmou na Marcha para Jesus não conhecer o governador de Mato Grosso, Pivetta evitou o confronto direto: "Eu não vou comentar isso, já fechou o expediente" . Agenda Administrativa Intensificada Paralelamente às costuras partidárias, o governador tem usado uma intensa agenda institucional para estreitar laços com os municípios através da assinatura de convênios em setores como infraestrutura, saúde e educação. O cronograma desta quarta-feira (24) e quinta-feira (25) prevê reuniões de trabalho com prefeitos integrados aos consórcios intermunicipais do Teles Pires, Portal da Amazônia e Alto do Rio Paraguai, abrangendo as regiões médio-norte e o extremo norte mato-grossense. 🔎 O que é um Consórcio Intermuncipal? Um consórcio intermunicipal é uma associação pública formada por múltiplos municípios vizinhos com o objetivo de planejar, adotar e executar ações de interesse regional comum. Respaldados por legislação federal, os consórcios permitem que cidades de menor porte somem recursos financeiros e técnicos para adquirir equipamentos complexos (como maquinários rodoviários), gerenciar hospitais regionais, organizar aterros sanitários e atrair investimentos estaduais ou federais com maior poder de barganha, otimizando o gasto de dinheiro público através da economia de escala.