Pivetta quer construir UBS em todos os bairros sem unidade em MT
Por Luizão —

O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, anunciou um plano ousado para a saúde pública estadual, visando garantir que nenhum bairro do estado fique desassistido por Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Em um movimento que promete reestruturar o atendimento primário à saúde em Mato Grosso, o vice-governador Otaviano Pivetta declarou que o governo estadual tem como meta ambiciosa a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em absolutamente todos os bairros dos municípios mato-grossenses que atualmente não contam com essa infraestrutura vital. A declaração, que reflete um compromisso expressivo com a universalização do acesso à saúde, visa descentralizar os atendimentos e desafogar as unidades de pronto atendimento e hospitais regionais. O plano encabeçado por Pivetta reconhece a lacuna existente na cobertura de saúde primária, especialmente em áreas de expansão urbana e bairros periféricos que cresceram desordenadamente ao longo dos anos. A proposta é que o Estado atue em regime de forte parceria com as prefeituras municipais, fornecendo não apenas os recursos financeiros necessários para a execução das obras físicas, mas também oferecendo suporte técnico para o dimensionamento adequado de cada unidade, garantindo que elas atendam às demandas específicas de cada comunidade. A estratégia de capilarização da saúde A iniciativa governamental baseia-se no entendimento de que a atenção básica é a porta de entrada do cidadão no Sistema Único de Saúde (SUS). Ao fortalecer essa base, o governo espera não apenas tratar doenças em seus estágios iniciais, mas também promover ações contínuas de prevenção e acompanhamento familiar. O vice-governador enfatizou que a ausência de uma UBS em um bairro obriga os moradores a se deslocarem por longas distâncias, muitas vezes sobrecarregando o sistema de transporte e as unidades de saúde de bairros vizinhos. Levantamento de demandas: O primeiro passo do projeto consistirá em um mapeamento rigoroso, realizado em conjunto com as secretarias municipais de saúde, para identificar com precisão quais bairros estão desassistidos. Padronização estrutural: As novas unidades deverão seguir um padrão de construção que contemple acessibilidade, salas de vacinação, consultórios médicos e odontológicos, além de espaços para o trabalho dos agentes comunitários de saúde. "Nós não podemos aceitar que um cidadão mato-grossense fique desamparado perto de sua casa. A meta é clara: onde houver um bairro consolidado sem uma Unidade Básica de Saúde, o Estado vai intervir para construir. É uma questão de dignidade e de respeito com a população que mais precisa do poder público" , pontuou Otaviano Pivetta, reforçando o caráter prioritário que a atual gestão pretende dar a esse programa de expansão estrutural. Os próximos passos envolverão a definição das fontes de recursos, que poderão vir do tesouro estadual e de emendas parlamentares, e a elaboração dos cronogramas de execução das obras em parceria com os gestores municipais.