Pivetta quer construir UBS em todos os bairros sem unidade em MT

Por Luizão

Pivetta quer construir UBS em todos os bairros sem unidade em MT
Pivetta quer construir UBS em todos os bairros sem unidade em MT

O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, anunciou um plano ousado para a saúde pública estadual, visando garantir que nenhum bairro do estado fique desassistido por Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Em um movimento que promete reestruturar o atendimento primário à saúde em Mato Grosso, o vice-governador Otaviano Pivetta declarou que o governo estadual tem como meta ambiciosa a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em absolutamente todos os bairros dos municípios mato-grossenses que atualmente não contam com essa infraestrutura vital. A declaração, que reflete um compromisso expressivo com a universalização do acesso à saúde, visa descentralizar os atendimentos e desafogar as unidades de pronto atendimento e hospitais regionais. O plano encabeçado por Pivetta reconhece a lacuna existente na cobertura de saúde primária, especialmente em áreas de expansão urbana e bairros periféricos que cresceram desordenadamente ao longo dos anos. A proposta é que o Estado atue em regime de forte parceria com as prefeituras municipais, fornecendo não apenas os recursos financeiros necessários para a execução das obras físicas, mas também oferecendo suporte técnico para o dimensionamento adequado de cada unidade, garantindo que elas atendam às demandas específicas de cada comunidade. A estratégia de capilarização da saúde A iniciativa governamental baseia-se no entendimento de que a atenção básica é a porta de entrada do cidadão no Sistema Único de Saúde (SUS). Ao fortalecer essa base, o governo espera não apenas tratar doenças em seus estágios iniciais, mas também promover ações contínuas de prevenção e acompanhamento familiar. O vice-governador enfatizou que a ausência de uma UBS em um bairro obriga os moradores a se deslocarem por longas distâncias, muitas vezes sobrecarregando o sistema de transporte e as unidades de saúde de bairros vizinhos. Levantamento de demandas: O primeiro passo do projeto consistirá em um mapeamento rigoroso, realizado em conjunto com as secretarias municipais de saúde, para identificar com precisão quais bairros estão desassistidos. Padronização estrutural: As novas unidades deverão seguir um padrão de construção que contemple acessibilidade, salas de vacinação, consultórios médicos e odontológicos, além de espaços para o trabalho dos agentes comunitários de saúde. "Nós não podemos aceitar que um cidadão mato-grossense fique desamparado perto de sua casa. A meta é clara: onde houver um bairro consolidado sem uma Unidade Básica de Saúde, o Estado vai intervir para construir. É uma questão de dignidade e de respeito com a população que mais precisa do poder público" , pontuou Otaviano Pivetta, reforçando o caráter prioritário que a atual gestão pretende dar a esse programa de expansão estrutural. Os próximos passos envolverão a definição das fontes de recursos, que poderão vir do tesouro estadual e de emendas parlamentares, e a elaboração dos cronogramas de execução das obras em parceria com os gestores municipais.